03/06/2015
08:01

A situação do abastecimento de água está se agravando na Paraíba. Sem chuvas e a necessidade de um consumo constante, os mananciais estão baixando cada dia mais os níveis. Atualmente 14 açudes já estão completamente secos e outros 44 estão com menos de 10% da capacidade, fazendo com que a água restante seja imprópria para o consumo humano. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O último açude a ficar 0% da capacidade foi o Everaldo Gonçalves (Milhã), em Puxinanã, no Agreste paraibano. No município cerca de 15 mil pessoas estão sendo abastecidas com carros pipa e fazem o que pode para armazenar água. Semanalmente os carros pipas recarregam caixas de água coletiva nos bairros e cada família tem direito a levar apenas 180 litros por dia. A situação em Puxinanã vem assim desde 2012 quando o município decretou estado de calamidade pública.

A situação é ainda mais preocupante na zona rural do município, onde os caminhões têm dificuldades em passar pelo local e muitas vezes a água que chega tem um aspecto esverdeado. “A zona rural não tem água de jeito nenhum e vive exclusivamente de carros pipa. A água que vem é de açudes em Boqueirão e Areia, mas não tem boa qualidade. Apesar disso, os moradores ainda agradecem por isso”, disse o secretário de agricultura Noaldo Barbosa.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!