25/02/2020
08:29

O reservatório de Sobradinho está com 41,70% do volume útil. O índice da maior barragem da região do semiárido brasileiro é o melhor entre os últimos seis anos, neste período, considerando a estiagem que levou as reservas para os piores patamares nos últimos 2 anos. Em 2018 e 2019, Sobradinho chegou perto do volume morto.

De acordo com o jornal A Tarde, a recuperação é resultado das chuvas que têm atingido de forma mais intensa ou mais branda na atual temporada de inverno, toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco no trecho acima da barragem compreendendo Minas Gerais e Bahia.

Em diversos municípios do oeste da Bahia e também da margem direita do São Francisco, o nível do rio e seus afluentes chegou a subir sete metros. Isso levou as lagoas marginais a encherem para alegria dos moradores próximos. Em diversos municípios do médio São Francisco, como Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, o repovoamento destes ambientes com alevinos (filhotes de peixes), vislumbram à população a garantia de proteína na alimentação em breve.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!