02/12/2019
12:18

Jorge Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregará, no próximo dia 06 de dezembro, a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico. Serão 11 agraciados.

A medalha será entregue em sessão solene a ser realizada no Plenário do TCE a partir das 10h30. A solenidade será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Poti Júnior. A saudação aos agraciados ficou a cargo do conselheiro Tarcísio Costa e caberá à governadora Fátima Bezerra o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

MARIA DE FÁTIMA BEZERRA
A governadora Fátima Bezerra é professora e pedagoga.  Iniciou sua trajetória política ainda como estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Foi uma das fundadoras da Associação dos Orientadores Educacionais; secretária-geral da Associação dos Professores e presidente, por duas gestões, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Do RN.
Elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Fátima exerceu três mandatos de deputada federal, sendo a mais votada nas eleições de 2002 e 2010. Suas principais áreas de atuação foram a educação, a cultura, o desenvolvimento regional, os direitos da mulher e a cidadania LGBT.  Em 2011, Fátima Bezerra foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Atuou ativamente para a aprovação do novo Plano Nacional De Educação em 2014. No mesmo ano foi eleita Senadora da República. Participou como titular nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal. Foi eleita governadora em 2018 e é atualmente a única mulher no país a governar um Estado da Federação.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!