07/11/2019
08:18

Circula pelas redes sociais um post com a afirmação de que o Brasil vai receber da China uma doação de 60 helicópteros militares. Essa informação começou a circular no dia 27 de outubro, depois que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) visitou o país. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“China doará 60 helicópteros de uso militar ao Brasil. Viva o Presidente Bolsonaro”

Texto de post no Facebook que, até as 18h de 5 de novembro de 2019, tinha 446 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa afirmou que não houve qualquer negociação da pasta ou das Forças Armadas para o recebimento de helicópteros militares da China. A assessoria do Ministério das Relações Exteriores também disse, por telefone, que os resultados da visita de Bolsonaro ao país estão na declaração conjunta publicada no site do órgão. Não há qualquer menção a uma doação de aeronaves.

O presidente esteve na China entre os dias 24 e 26 de outubro. No dia 25 daquele mês, Bolsonaro tuitou que foram assinados vários atos na área de infraestrutura e agricultura, além de a China ter sido convidada para participar do megaleilão de óleo e gás. Ele ressaltou ainda, no dia 26 de outubro, “a importância da relação e expansão comercial do Brasil com estes países”.

Via Agência Lupa

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!