07/11/2019
08:25

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (7) o título de cidadão natalense para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente da República Jair Bolsonaro e que, há uma semana, ameaçou o país com a volta do Ato Institucional Nº 5, criado pelo ditador brasileiro Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968.

O dispositivo dava plenos poderes ao ditador da época e levou ao fechamento do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, além de ter sido usado pelo regime para cassar mandatos, censurar, matar e torturar opositores .

O título foi proposto pelo vereador do PSL Cícero Martins e aprovado por 17 parlamentares. Apenas 6 vereadores votaram contra e oitos seis não estavam no plenário durante a sessão.

Algumas das justificativas dos vereadores que aprovaram o título para Eduardo Bolsonaro foram constrangedoras. Autor do projeto, Cícero Martins disse precisava “bajular” Eduardo Bolsonaro para que mais recursos públicos viessem para Natal.

O bispo da igreja Universal Francisco de Assis disse que não sabia nem o que era o AI-5 até o filho do presidente da República ameaçar o país:

– Ele foi infeliz sim, mas já pediu desculpas. Eu nem sabia o que diabo era o AI-5. Eu já estudei a história das torturas, mas descobri agora com essa confusão aí. Vou votar favorável porque nunca votei contra título nenhum nesta Casa”, afirmou.

Para o autor do projeto, Cícero Martins (PSL), é preciso “bajular” Eduardo Bolsonaro. (foto: arquivo)

A principal motivação alegada pelos parlamentares, no entanto, era a possibilidade de Eduardo Bolsonaro, como filho do presidente da República, enviar recursos públicos para Natal. O vereador Dagô Andrade (DEM) foi sincero e medíocre:

“Tenho que babar o filho do presidente para Natal ficar melhor. Eu voto sim”, disse.

Preto Aquino (Patriota) reconheceu que Eduardo Bolsonaro é um desequilibrado, mas achou por bem concedê-lo o título de cidadão da cidade onde mora.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!