17/03/2019
07:59

Três astrofotografias feitas em Matureia estão entre as finalistas de concurso nacional

Três astrofotografias feitas em Maturéia na Paraíba ficaram entre as finalistas da edição 2018 do Concurso Nacional Olhe Para O Céu, que é organizado pelo Planetário do Rio de Janeiro. Este concurso tem como principal objetivo incentivar as pessoas a olharem mais para o céu e é realizado anualmente. Todas as fotos finalistas ficam em exposição no Planetário do Rio de Janeiro.

Na Categoria “Objetos de Céu Profundo”, para fotos de nebulosas e galáxias distantes, uma foto da Nebulosa de Órion feita por Evandro Torquato ficou entre as 7 finalistas. Já na Categoria “Céu e Paisagem”, para fotos que retratam céu estrelado em composição com paisagens, a Paraíba esteve representada por duas fotos, uma que retrata o céu do alto do Pico do Jabre feita por Allysson Macário e outra que retrata a Via Láctea sobre as ruínas de um antigo engenho feita por Maíra Souza.

Todas essas fotos foram feitas durante a última edição do Encontro Paraibano de Astrofotografia, que reúne anualmente astrônomos e astrofotógrafos no Casarão do Jabre em Maturéia, para troca de experiências e prática da astrofotografia. O encontro é realizado anualmente desde 2013 em uma parceria entre a APA, o NEPA/IFPB e o Casarão do Jabre. Confira abaixo as fotos paraibanas finalistas do Concurso.

Nebulosa de Órion
Categoria: Objetos de Céu Profundo
Data: 09/09/2018 Local: Maturéia – PB / Casarão do Jabre

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!