20/01/2018
14:14

Neste sábado (20), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), decretou estado de emergência por causa do surto de febre amarela em 94 dos 853 municípios mineiros, nas áreas de Belo Horizonte, Itabira e Ponte Nova.

O decreto foi publicado no Diária Oficial e deve durar 180 dias.

No primeiro período de monitoramento da febre amarela (julho/2016 a junho/2017), foram registrados 475 casos confirmados em Minas, sendo que 162 pessoas morreram.

Desde o início do 2º período, iniciado em julho do ano passado, já foram confirmados 23 casos e 16 mortes até agora. Outros 46 casos continuam em investigação.

Todos as ocorrências confirmadas são de pessoas não vacinadas. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela em Minas gira em torno de 82%.

Os centros de saúde estarão abertos para vacinação em MG neste sábado (20), das 8h às 17h.

Com o decreto, os municípios podem fazer compras de insumos, materiais e contratar serviços de emergência com dispensa de licitação. Desta forma o estado pretende acelerar o processo de prevenção e busca de casos da doença.

O documento também autoriza a criação da “sala de situação”, que visa monitorar as ações administrativas autorizadas no decreto.

Folhapress

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!