16/11/2017
10:44

A defesa ferrenha da reforma trabalhista pelo dono do grupo Riachuelo Flávio Rocha tem várias razões. Uma delas é a quantidade de denúncias ajuizadas no Ministério Público pelos trabalhadores da Guararapes Confecções S/A, ramo têxtil que fabrica as roupas vendidas pelas lojas Riachuelo. Dados da Procuradoria Geral do Trabalho solicitados pela agência Saiba Mais apontam a Guararapes como a 6ª empresa do setor têxtil mais denunciada por trabalhadores junto ao MPT. Somadas, as denúncias em andamento das 10 maiores têxteis brasileiras chegam a 599 procedimentos. Porém, nem todas as denúncias são encaminhadas diretamente ao Ministério Público do Trabalho. A maioria, aliás, é levada diretamente à Justiça pelas trabalhadores

O portal da transparência do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região revela que até o mês passado a Guararapes respondia direta ou indiretamente por 2.307 ações na Justiça. Os trabalhadores cobram direitos descumpridos pela empresa que vão desde más condições de trabalho, adoecimento e carga horária excessiva, além de queixas quanto a remuneração e rescisões contratuais.

Nas denúncias encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho, somente a Guararapes responde a 126 procedimentos, dos quais 85 continuam sendo investigados nas procuradorias regionais do Trabalho na 21ª e na 7ª regiões. O MPT também ajuizou seis ações civis contra a empresa. Dessas, 3 seguem em andamento. Outras 12 investigações estão em curso, assim como existem 5 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) sendo acompanhados pelo Ministério Público, ou seja, nesses casos a empresa já reconheceu o erro e se comprometeu a se adequar.

A agência Saiba Mais revelou em outubro que o Grupo que controla as lojas Riachuelo, a Midway Financeira e a Guararapes Confecções SA reservou no segundo trimestre deste ano mais de R$ 62 milhões para pagar indenizações de processos que as Empresas já esperam perder na Justiça. Os dados são públicos e estão disponíveis no balancete da empresa divulgado em julho. Desse montante, R$ 32,6 milhões estão provisionados no balanço para pagamento de ações trabalhistas. O restante será usado para honrar indenizações determinadas pela Justiça na área cível.

Contra a Guararapes Confecções S/A pesam mais denúncias no MPT do que contra outras gigantes do setor, como a Hering, a Grendene, a Tavex e a Arezzo. Acima da empresa potiguar estão Alpargatas, Beira Rio, Coteminas, Vulcabrás/Azaleia e Vicunha.

A campeã de denúncias é a Alpargatas, com 233 procedimentos, 10 ações civis públicas, 18 investigações em andamento e 13 TACs sendo acompanhados.

 

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!