10/06/2016
10:16

Foto de Distrito Palma.

O Povoado Palma foi inaugurado na data 13 de Junho de 1836 por João Bento Figueiredo e sua esposa Ana.Atualmente(ano 2012) é composta por uma subprefeitura, uma escola Estadual(Escola Estadual Manoel Patrício de Figueirêdo) que funciona com ensino fundamental até o nono ano), uma Quadra de Esportes, um Posto de Saúde(Posto de Saúde Pirajá Saraiva Bezerra), uma igreja católica (Capela de Santo Antônio- Padroeiro do lugar). Um   clube (Clube Social e Cultural da Palma)onde é realizado as principais festas.A maior festa realizada no local ainda é a festa de Santo Antônio, que acontece no mês de Junho.
Foi devido ao rio que banhava a fazenda de João Bento e Ana, formado por cinco riachos lembrando a palma da mão, que “nasceu” a denominação “Palma”.
Datas importantes:
29-05-1903: É inaugurada a capela de Santo Antônio, do povoado Palma, no município de Caicó. Na oportunidade, o padre Emídio Cardoso de Souza, vigário da antiga Matriz de Santana, celebrou solene missa, que contou com grande participação popular.
09-11-1872: Nasce no povoado Palmas, município de Caicó, Francisco Severiano de Figueiredo. Após cursar os seminários de Olinda e da Paraíba, ordenou-se sacerdote a 6 de novembro de 1898. Vigário de Acari, professor do Seminário Episcopal da Paraíba e vigário interino da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, de Natal, após o falecimento do ‘santo’ padre João Maria, o monsenhor Severiano foi uma das maiores expressões do clero paraibano. Educador, jornalista, historiador sacro, a ele se deve o resgate da história eclesiástica da Paraíba, e, em parte do Rio Grande do Norte. Orador e latinista de reconhecido valor, faleceu no Hospital Santa Isabel, em Salvador-BA, aos 23 de março de 1939.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!