Pré-candidato à prefeitura de São Paulo que fez fama na defesa do consumidor, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) passou para o outro lado do balcão – está por trás de um negócio que levou clientes insatisfeitos a recorrer à Justiça.

Ao menos quatro ações pedem anulação de contrato e indenização por danos morais e materiais da franqueadora da Estética Hollywood, uma rede de clínicas de beleza em que Russomanno aparecia como parceiro do Dr. Rey, o Doutor Hollywood, um médico de celebridades que fez fama na TV com cirurgias plásticas.

No papel, a empresa que vende as franquias não está nos nomes de Rey nem de Russomanno, mas sim da mulher do deputado, que é a sócia majoritária do negócio. Mesmo assim, Russomanno sempre apareceu como um dos responsáveis pela franquia em público. Em 2013, em uma entrevista a um canal de televisão, ele afirma, ao lado do médico celebridade, que “quando a gente decidiu fazer isso, eu e o Rey, nós decidimos que teríamos que ter os melhores equipamentos do mercado”.

Os empresários que recorreram à Justiça afirmam que foram enganados. A franquia, de acordo com uma entrevista de Rey, custava 190 000 reais e renderia um lucro de 500 000 reais por ano. A realidade se mostrou bem diferente, e três das quatro franquias que entraram na Justiça já quebraram. Outros franqueados insatisfeitos também estudam entrar com processos. Em uma das ações, o autor afirma que teria de trabalhar com mais de 100% da capacidade para conseguir tirar 5 000 reais por mês, o que é quase impossível.