09/01/2016
14:47

Ana Amaral/PortalNoar
UTIs  (Foto: Ana Amaral/PortalNoar)

Menos de um mês após sua inauguração, o Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo, conhecido como Hospital de Natal, está com os leitos de UTIs fechados. Um problema na tubulação que leva oxigênio aos leitos foi detectado logo após a inauguração da unidade de saúde.

Sem a estrutura necessária, as UTIs do hospital foram transformadas em Unidades de Tratamento Semi-Intenso. O Hospital de Natal foi aberto ao público no dia 18 de dezembro.

Atendendo em média 500 pessoas por dia, o Hospital de Natal é tido como uma opção para desafogar o sistema de saúde do Estado, principalmente no que se referem os leitos de UTI. O hospital conta com 10 leitos. Todos eles sem atendimento de tratamento intensivo.

De acordo com a direção do hospital, os problemas na tubulação de oxigênio foram detectados logo após a abertura do hospital. Para não deixar de atender a população, cilindros de oxigênio foram disponibilizados aos pacientes.

“Quando assumimos o hospital, fomos informados que a tubulação de oxigênio estava funcionando. Então a gente tinha condições de abrir o hospital com cilindros de oxigênio, mas a tubulação começou a apresentar problemas”, disse a diretora do Hospital de Natal, Cecília Picinin.

Ainda de acordo com a diretora do hospital, uma empresa foi contratada para fazer a manutenção da tubulação. Além disso, por meio de processo licitatório, a Secretaria Municipal de Saúde, irá contratar uma empresa para instalar uma usina de oxigênio no hospital.

A previsão, conforme afirmou Cecília Picinin, é de que a usina seja instalada após o dia 19 deste mês, data em que o nome da empresa responsável pela usina será anunciado. Atualmente, quatro pacientes estão recebendo o atendimento em oxigênio via cilindro.

No momento, os pacientes internados que precisam de um leito de Uti, retornam a fila da regulação, para só assim, serem direcionados os encaminhamentos para outro hospital.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde se pronunciou sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que atualmente não há qualquer problema com a tubulação de gases no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo. A atual empresa fornecedora de gases não fez a transferência da usina de oxigênio que encontrava-se instalada no Hospital dos Pescadores (Hospesc) para o Hospital Municipal de Natal, haja vista que a nova licitação do fornecimento de gases deve ser realizada no dia 19 de janeiro e a empresa não se dispõe em investir sem a certeza de continuar prestando o serviço.

A Secretaria informa ainda que a previsão para solucionar a questão é justamente no dia 19 de janeiro, quando será conhecida a empresa ganhadora e, imediatamente, o Hospital Municipal de Natal passará a dispor da usina de oxigênio, havendo, portanto, suporte para o pleno funcionamento da UTI.

No entanto, a Secretaria informa que, mesmo não podendo ser utilizado plenamente como unidade de terapia intensiva, como as equipes estão completas e presentes no hospital, eventualmente, pacientes mais graves estão permanecendo na área da UTI, sob os cuidados das equipes médicas e de enfermagem aos modos de Unidade semi-intensiva.

Apenas pacientes críticos e com evidente requerências de suporte de ventilação mecânica estão sendo transferidos para as UPAS do município, cujas usinas de oxigênio já se encontravam licitadas e em pleno funcionamento.

O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo está sendo posto para funcionar por módulos, como desde o início foi planejado. Começou pelas urgências infantis, depois a clínica adulta, posteriormente a ortopedia, e agora a meta é sanar a questão dos gases medicinais para o pleno funcionamento da UTI, e em março abrir o bloco cirúrgico. Portanto, exatamente dentro do cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em relação ao custo do Hospital, o valor de aproximadamente R$ 2 milhões só será atingido quando a unidade hospitalar estiver em pleno funcionamento.

PortalNoar.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!