22/12/2015
06:32

Roberto Stuckert Filho/PR Em agosto, Dilma inaugurou a primeira estação de bombeamento do eino norte, em Cabrobó | Roberto Stuckert  

A presidente Dilma Rousseff estará em Floresta, no sertão pernambucano, nesta terça-feira (22), para a inauguração da segunda estação de bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Na ocasião, será acionada uma motobomba que permitirá o impulsionamento da água de um terreno mais baixo para outro mais alto.

Com o funcionamento da estrutura, a água do Rio São Francisco avançará até o reservatório Mandantes, o terceiro do Eixo Leste, percorrendo 32,4 quilômetros.

Em agosto, ela esteve em Cabrobó, também no sertão, para a inauguração da primeira estação de bombeamento do eixo norte. Na ocasião, ela ressaltou a importância de garantir a segurança hídrica para a região. “Conviver com a seca é saber que mais cedo ou mais tarde ela chega. Mas quando chegar, ela não nos pega sem proteção. Vamos ser capazes de, quando a seca vier, manter a vida praticamente normal. Esse é o nosso objetivo”, disse.

Obra – O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai garantir segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios espalhados pelos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Foram 9.980 empregos gerados e mais de três mil equipamentos estão em operação.

O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. Serão nove estações, 27 reservatórios, quatro túneis e 14 aquedutos.

A previsão do final das obras é entre dezembro de 2016 e início de 2017.De acordo com o Ministério de Integração Nacional, já foram concluídos 81,8% do total. Em setembro, o secretário de Infraestrutura Hídrica do MIN, Osvaldo Garcia, garantiu o cumprimento do prazo.

Agenda pelo Nordeste – Além de Pernambuco, a presidente também cumprirá agenda na Bahia. Em Salvador, ela participará da inauguração de um novo trecho do metrô. Já em Camaçari, a cerca de 40 km da capital baiana, ela entregará residências do programa Minha Casa Minha Vida.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!