04/12/2015
16:09

Mas os jumentos também passa passam por outros problemas no nordeste do Brasil. Muitos acabam abandonados e vão parar no entorno de estradas. Eles acabam recolhidos, mas os donos dificilmente aparecem para resgatá-los, como ocorre com cavalos ou bois perdidos. Um dos fatores que contribui par ao abandono é a substituição dos jumentos por motocicletas como meio de transporte.

Vale lembrar que jumento, jegue e asno são exatamente o mesmo animal. Já o burro é fruto do cruzamento de uma égua com um jumento. Quando é macho é chamado de burro, mas se nascer fêmea é mula. O jumento é famoso por sua grande resistência já que durante muito tempo foi escravizado para transportar cargas pesadas em seu lombo e permanece assim até hoje.

“O jumento, nosso irmão”, como dizia o Padre Antônio Vieira, ícone da proteção aos jumentos do Ceará, pode ter um doloroso destino na China – país interessado na compra de um milhão de asnos brasileiros para abate. A notícia, que vem chocando muitos defensores de animais desde meados de novembro, gerou várias petições para tentar impedir que o governo brasileiro aceite a proposta chinesa

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!