23/11/2015
16:25

Durante sua primeira participação no EvalPartners Global Forum, no Nepal, do qual faz parte a convite da ONU, a a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou, nesta segunda-feira (23), a importância de os países mudarem a cultura de políticas descontinuadas para que o cidadão não fique desatendido em momento algum. Neste primeiro dia do encontro, Fátima participou das discussões do grupo temático de criação de um ambiente favorável à implementação da Agenda Global de Avaliação, elaborada para garantir o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

Um dos eixos da Agenda Global de Avaliação é o conceito de “no one left behind”, que significa “ninguém é deixado para trás”. Esse conceito prevê que as políticas públicas sejam elaboradas de maneira inclusiva, equitativa e universal, garantindo igualdade de gênero em sua concepção.
Fátima destacou a importância de políticas de busca ativa, que forneça
m aos gestores informações adequadas sobre o estágio de atendimento ao cidadão.

Na parte da noite, a partir das 18h45, horário local (11h, no Brasil), Fátima participou da cerimônia de entrega do prêmio inovações na área de avaliação de políticas e ainda da recepção oficial oferecida pelas autoridades nepalesas.

O II EvalPartners Global Forum está sendo realizado na capital do Nepal, Catmandu, de 22 a 25 de novembro. O evento tem como objetivo discutir, avaliar e monitorar a efetividade das políticas públicas dos países sob orientação da Agenda Global de Avaliação 2016-2020. Entre as áreas que serão estudadas estão: políticas de gênero; políticas da juventude; desenvolvimento sustentável; educação e cultura.

Fátima é a única parlamentar do Brasil no evento; da América do Sul, há apenas mais um deputado da Colômbia. A senadora vai integrar o Fórum Global de Parlamentares pela Avaliação do Desenvolvimento, que será formando durante o encontro, na próxima quarta-feira. Esse fórum, composto por mais de 60 parlamentares de todo o mundo, vai se reunir no Parlamento do Nepal. Um dos objetivos do grupo é avaliar o papel dos elaboradores de políticas públicas e as maneiras como parlamentares podem colaborar com o aprimoramento das políticas executadas em seus países.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!