13/10/2015
11:39

Por Júlio Rocha

Após a interdição do Parque Aristófanes Fernandes, na última segunda-feira (12), que impediu a programação da Festa do Boi, os organizadores esperam repor os prejuízos e acreditam que o episódio não irá manchar os negócios e imagem da festa. As alterações exigidas pelo Corpo de Bombeiros após a vistoria de sábado foram concluídas e a Justiça liberou a programação que está acontecendo desde as primeiras horas da manhã desta terça (13).

Antônio Teófilo afirmou que organização irá investigar caso (Foto: Divulgação)
Antônio Teófilo afirmou que organização irá investigar caso (Foto: Divulgação)

O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Antônio Teófilo, afirmou que a organização vai apurar os fatos que levaram a interdição e se houve alguma intenção proposital em prejudicar. “Infelizmente houve um prejuízo moral e de negócios, de toda a cadeia de serviços da festa, vamos apurar os fatos que levaram a essa situação, não posso ser leviano e afirmar se houve má intenção, o importante agora é seguir em frente e tentar repor o prejuízo”, explicou Teófilo.

No domingo (10,) dois problemas levaram a interdição do Parque Aristofánes Fernandes. O primeiro é referente ao atestado de vistoria do Corpo de Bombeiro, que não foi emitido após ser constatada diferenças entre o que foi pensado no plano de arquitetura e o que foi executado. O principal ponto desse aspecto foi a central de gás, que ficou próxima das áreas de alimentação, o que é considerado um risco, com também a situação dos hidrantes em caso de incêndio.

Além disso, o Ministério Público constatou que o parque de exposições também não tinha um atestado de vistoria. Para entender, mesmo que não sedie nenhum evento, o parque precisa ter permanente atestado. Ao sediar uma festa como a do Boi, emite-se nova autorização específica para ela.

Segundo a assessoria de comunicação da Anorc, as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros foram realizadas reforçando ainda mais a segurança dentro do Parque, entre elas contratação de três carros Pipa e desativação das centrais de gás.

 (Foto: Wellington Rocha/Portal Noar)
Parque passou por adequações (Foto: Wellington Rocha/Portal Noar)

“Nós fizemos o trabalho com antecedência após as últimas alterações no parque no final do ano passado, entregamos o pedido de licenciamento e vistoria e os bombeiros vieram vistoriar após a estrutura estar montada no sábado e pediram algumas mudanças técnicas, que não estavam no projeto original. É um aprendizado essa situação, mas já passou e esperamos o sucesso da festa”, explicou o diretor da Anorc, Alexandre Chaves.

A reportagem do portalnoar.com tentou contato com os profissionais da área de segurança da Anorc, mas não obteve resposta.

O diretor da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancooc), Alexandre Confessor, afirmou que a expectativa é de que com a programação de ontem que foi transferida para domingo (18), possa repor os prejuízos.

“Infelizmente ocorreu esse problema, mas vamos nos esforçar para que a Festa continue recuperando seu prestígio de ser a maior festa popular do nosso estado, com a programação ocorrendo normalmente”, reforçou Alexandre.

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!