09/07/2015
15:54

Campo Grande/MS – A Polícia Federal deflagrou hoje (9/7) a Operação “Lama Asfáltica”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em desviar recursos públicos, inclusive federais, por meio de fraudes a licitações, contratos administrativos e superfaturamento em obras públicas, em Campo Grande/MS. Os prejuízos estimados somam R$ 11 milhões, de um montante fiscalizado de R$ 45 milhões.

A operação foi deflagrada em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, Ministério Público Federal – MPF e Receita Federal do Brasil – RFB. Cerca de 80 policiais federais, 13 servidores da CGU e 25 da Receita Federal participam da execução da Operação. Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e quatro ordens de afastamentos de servidores estaduais, expedidas pela 5ª Vara Federal de Campo Grande. Tais mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em um órgão público estadual, empresas que possuem contratos com o poder público e em residências dos envolvidos.

As investigações, iniciadas em 2013, apontaram para a existência de um grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturam obras contratadas com a Administração Pública, mediante a prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos.  A organização criminosa atua no ramo de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta de lixo e limpeza urbana, entre outros.

Fiscalizações realizadas pela CGU e perícias efetuadas pela PF comprovam a existência de diversas irregularidades em obras executadas por empresas do grupo, através de fraudes na execução dos contratos. Foram identificadas vultosas doações de campanhas à candidatura de um dos principais envolvidos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Campo Grande/MS

Publicado por: Chico Gregorio

0 Comentários

Deixe o seu comentário!